Tem que ter Azeite de Dendê

Sendo baiana, não posso deixar de falar das iguarias que compõem a tradicional gastronomia do meu estado, diferenciada por sabores mais picantes e a base de azeite de Dendê. Como por exemplo: Caruru e o vatapá. Vale salientar, que esses pratos não fazem parte do dia a dia da mesa dos baianos, mas estão presentes, principalmente, em comemorações a datas religiosas.
Contudo, há uma iguaria que não só faz parte do dia a dia como aguça o paladar de quem tem curiosidade em conhecer o sabor da comida típica local. O Acarajé! que na minha opinião, é imponente a qualquer prato típico de matriz africana, tem sua base a massa feita de feijão fradim e nas guarnições do recheio: vatapá, caruru, camarão e salada de tomate. Opções, que reúnem em um único prato, toda originalidade e tradição de uma cultura gastronômica afro-brasileira, arraigada na Bahia.
E o que falar da Moqueca baiana!!! Feita com peixe, pimentão, leite de coco e azeite de dendê, esse é sem dúvida o coadjuvante no que diz respeito a sabor original e, para compreender essa versatilidade de sabores eis as especiarias que não podem faltar na comida típica da Bahia: a pimenta de cheiro verde, hortelã grosso, gengibre, coentro, cominho e a pimenta do reino.

Hummm vamos comer!!!!!

Compartilhe nosso Blog, nas Redes Sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.